solicitar um orçamento
right-chevron-white

Blogue

Informação atualizada

Escadarias seguras em casa

escadarias seguras em casa escadarias

Ter escadarias seguras é muito importante se mora numa casa com crianças ou idosos. Certamente, já reparou que é nas escadarias onde pode haver mais acidentes.

Por esta razão, as informações que lhe damos irão ajudá-lo a alcançar escadarias seguras em sua casa, evitando acidentes desnecessários e melhorando a qualidade de vida de todos.

Problemas comuns em escadarias com pouca segurança

O principal tipo de acidentes em casa é a queda de escadarias, e as pessoas que mais sofrem com isso são as crianças e os idosos. Por isso, é importante que consiga perceber se as suas escadarias em casa são seguras.

Em geral, em edifícios novos, existe um código técnico de segurança que se tem em consideração durante a elaboração do projeto das escadarias, projeto que é confirmado, por um técnico especializado na construção, tendo em conta os regulamentos existentes. Mas, caso vive numa casa mais antigas, é sua responsabilidade tentar adaptar as escadarias para torna-las seguras.

Perigos das escadarias não seguras

escadas seguras valida cadeira elevatoria

É importante levar em consideração uma série de aspetos para que poder avaliar a segurança da sua escadaria. Por esse motivo, explicamos-lhe o que precisa saber para garantir a segurança de seus entes queridos.

Existem muitos tipos de escadas, focamo-nos nas escadas de uso restrito, que são aquelas que se encontram em residências particulares onde existe um forte risco de quedas.

Existem certos elementos recorrentes que causam acidentes, por isso, indicamo-los de seguida:

  • Se tiver uma escadaria coberta de alcatifa, verifique se a alcatifa está bem afixada e presa. Esta forma de decorar as escadas interiores dá um toque muito elegante ao espaço, mas a segurança das pessoas deve ser garantida afixando bem a alcatifa. Isto é conseguido usando as tiras de rebites necessárias, grampos e pregos. Se for detetada alguma área onde a alcatifa está levantada ela deve ser consertada imediatamente.
  • Algumas escadarias são escorregadias, principalmente aquelas que, com o passar dos anos e porque muitas pessoas passaram, se desgastaram (por exemplo, escadas de madeira). A melhor opção nestes casos são as fitas adesivas com superfície rugosa que devem de ser verificadas regularmente, principalmente se for uma escadaria muito movimentada, pois, com o tempo, a fita perde aspereza.
  • Os corrimãos são muito importantes. Por mais estranho que pareça, em alguns espaços de estilo moderno esses elementos são eliminados. Portanto, as escadas tornam-se um local muito inseguro para pessoas com pouca estabilidade, deficiência ou mobilidade reduzida. Se já tiver um corrimão, certifique-se de que está bem preso e em boas condições. Eles podem salvá-lo de tropeçar por inadvertência.
  • Que tal a iluminação? Parece incrível, mas é muito fácil tropeçar se não vê o piso. Certifique-se que a iluminação da escadaria é suficiente. Além disso, evitará que qualquer pessoa tropece se houver obstáculos. Este é um acidente muito comum em casas onde há crianças, pois pode encontrar brinquedos em cantos inesperados.

Dicas para ter escadarias seguras em casa

Aqui estão as dicas para garantir uma escadaria segura em casa:

  1. Evite materiais escorregadios nas escadas ou instale materiais como bandas ásperas.
  2. Reparar as imperfeições do piso dos degraus.
  3. Em casas e espaços recém-construídos, respeitar a largura mínima das escadas: 800mm.
  4. Instale barras de proteção.
  5. Instale um corrimão caso não o tenha.
  6. Em escadarias muito largas, instale corrimãos em ambos os lados.
  7. Se houver idosos ou crianças na sua casa, é melhor terem escadarias com patamares.
  8. Todos os degraus devem ter a mesma altura e o mesmo tamanho (largura do degrau).
  9. Boa iluminação: certifique-se que todos os cantos das escadarias estejam iluminados.
  10. Liberte os obstáculos: não deixe objetos nas escadarias. É muito comum deixar certas coisas no final das escadarias pensando “quando eu descer/subir eu arrumo”.

Sistemas elevatório de escadarias otimizam a segurança em casa

Vive com um idoso em casa? Tem pessoalmente problemas de mobilidade? Se, devido a determinadas circunstâncias, os conselhos que lhe demos não forem suficientes, deverá considerar a possibilidade de instalar uma cadeira elevatória.

Uma cadeira elevatória pode ser a solução evitando possíveis quedas, perda de equilíbrio ou outras inseguranças. São uma solução muito popular em casas particulares porque são instaladas sem obras e muito rapidamente.

As cadeiras adaptam.se a qualquer tipo de escadarias, seja elas retas ou curvas e em caracol. Para subir e descer escadas, a pessoa só precisa de pressionar um botão para indicar a direção para onde quer ir. Todo o processo é muito fácil, prático e seguro.

dicas para escadarias seguras casa

Orçamento de elevador de escadarias para escadas seguras com VALIDA

Pode ter uma escadaria segura se instalar um elevador de escadarias. Tenha em mente que as cadeiras não são a única opção que tem, também pode considerar a instalação de uma plataforma elevatória, algum tipo de elevador ou até um elevador unifamiliar.

O preço de uma cadeira elevatória varia consoante o lance de escadas, por isso, oferecemos sempre uma visita sem compromisso, onde se valoriza o espaço e as necessidades da pessoa.

O mundo dos elevadores de escadarias é muito vasto e deve estar bem informado sobre o que mais lhe convém. Por isso, na VALIDA, um Consultor Técnico irá ajuda-lo avaliar qual é a melhor solução elevatória para si. Além disso, receberá um orçamento gratuito, adaptado ao seu lance de escadas e sem nenhum compromisso. Pare de se preocupar com sua escadaria e aproveite ao máximo a sua casa!

valida-logo

VALIDAACCES PT, UNIPESSOAL, LDA
Copyright @2022

Rua de Ceuta 118, 1º andar
4050-190 Porto

EPSA
menu