solicitar um orçamento
right-chevron-white

Blogue

Informação atualizada

Cuidados e manutenção de plataformas elevatórias

Cuidados e manutenção de plataformas elevatórias

Tem uma plataforma elevatória ou pretende instalar uma? Explicamos quais manutenções e revisões são realizadas nas plataformas.

Porquê cuidar da sua plataforma elevatória de escadaria?

Os elevadores de escadas, em muitas ocasiões, são a única maneira para as pessoas com deficiência de sair à rua. Por esta razão, é de vital importância que a instalação esteja sempre em bom estado e pronta para uso.

manutenção de plataformas elevatórias

Por esta razão, é de vital importância manter a plataforma elevatória ou qualquer sistema elevatório nas melhores condições para que estas pessoas possam exercer o seu direito de acessibilidade. Essa necessidade é mais urgente quando se trata de uma instalação que deve ser utilizada por muitas pessoas que se deslocam em cadeira de rodas (por exemplo, num condomínio), pois a máquina faz muitas viagens durante o dia.

Limpeza da tua plataforma elevatória

Limpeza da tua plataforma elevatória

Estas são as nossas recomendações para ter uma solução elevatória limpa sem danificar as partes mais sensíveis e importantes:

  1. Limpeza com um pano húmido: A limpeza regular da sua cadeira elevatória é importante. Mesmo assim, tenha em mente que deve fazê-lo com um pano ligeiramente húmido. Evite muita água nas partes eletrônicas da máquina. Caso pretende desinfetar, deve usar sabão neutro.
  2. Lubrifique a guia: nunca remova o óleo da guia da máquina. Graças a isso, ela move-se com mais facilidade. Se acha que o elevador da escada pode estar com falta de óleo, é melhor chamar um técnico para verificar e aplicar a quantidade necessária.
  3. Baterias: a cadeira elevatória deve estar sempre colocada no seu ponto de carregamento. Se não for feito, pode ficar sem baterias e, quando quiser usá-la, não poderá faze-lo até que as baterias estejam recarregadas.

Revisões anuais de plataformas elevatórias e elevadores de escadas

Enquanto o proprietário ou o condomínio é responsável pelo bom estado diário do elevador de escada, um técnico terá de realizar revisões mecânicas das plataformas anualmente.

Programas de manutenção completos plataformas elevatorias

As revisões não são obrigatórias, mas são recomendadas. Isso porque, ao dar muito uso à máquina, principalmente no caso de um condomínio com muitas pessoas com deficiência que usam a plataforma, pode existir um desgaste nos componentes.

A manutenção, além disso, pode prolongar a vida útil da instalação, pois o técnico verifica se a instalação está a funcionar corretamente e pode evitar avarias.

Programas de manutenção completos. A melhor solução

Na VALIDA recomendamos um contrato de manutenção: existem vários tipos e o utilizador pode escolher o que mais lhe convém. Entre em contato connosco e iremos informá-lo sobre esse tema.

Além disso, oferecemos um serviço de reparações para qualquer elevador de escada, mesmo para aqueles que não tenhamos instalado. Dispomos também de um serviço de assistência técnica para resolução de dúvidas e incidentes.

Tipos de plataformas elevatórias

Existem diferentes tipos de plataformas elevatórias: para exteriores e interiores, para lances curvos ou direitos, para espaços reduzidos ou para ultrapassar um ou dois degraus. Para escolher a melhor opção, um Consultor Técnico informa-o sobre as funcionalidades de cada um e escolhe os modelos que podem resolver as suas necessidades, tendo em conta os seus problemas de mobilidade.

Além disso, todos eles têm opções diferentes para poder escolher as que melhor funcionam para resolver as necessidades dos utilizadores:

  • Destacam-se as funcionalidades multi-piso, para poder fazer paragens em diferentes patamares/pisos de um condomínio.
  • Um assento desdobrável também pode ser incluído para que pessoas sem cadeira de rodas possam usar a plataforma.
  • Baterias extras para lances mais compridos.
  • Várias medidas conforme o espaço das escadas.
  • Controles de parede.
  • Diversidade de cores.
  • Aplicativo para celular e tablet para configurar a plataforma.

A instalação de um elevador para cadeiras de rodas também pode ser considerada, neste caso seria indicado para cobrir desníveis de até 3 metros de altura.

Modelos de plataformas elevatórias interiores e exteriores da VALIDA

Neste gráfico mostramos-lhe os diferentes modelos de plataformas elevatórias que temos para resolver os problemas de acessibilidade para utilizadores de cadeiras de rodas. As plataformas são ideais para condomínios, para estabelecimentos comerciais ou edifícios públicos, pois conseguem derrubar qualquer barreira arquitetónica.

Já decidiu instalar uma plataforma? Também podes escolher entre vários modelos de cadeiras elevadores de escadas ou entre plataformas elevatórias ou elevadores verticais de lances curtos perfeitamente adaptadas às suas necessidades.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um Consultor Técnico para aconselhá-lo sobre a melhor opção para si. Além disso, forneceremos um orçamento gratuito, personalizado e não vinculativo. O que esta a espera para melhorar a sua qualidade de vida?

valida-logo

VALIDAACCES PT, UNIPESSOAL, LDA
Copyright @2022

Rua de Ceuta 118, 1º andar
4050-190 Porto

EPSA
menu