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10 Remédios Caseiros para Dormir em Pessoas Idosas

Remédios Caseiros para Dormir

Quais remédios caseiros são úteis para dormir em pessoas idosas? Apresentamos 10 remédios fáceis e eficazes para conciliar o sono, que também ajudarão a melhorar sua saúde física e mental.

A velhice pode afetar as funções do organismo, incluindo o sono, embora não necessariamente afete todas as pessoas idosas da mesma forma.

Nesse sentido, é mais comum que algumas pessoas tenham dificuldades em adormecer ou que o sono seja menos profundo, acordando com maior facilidade.

O que pode causar problemas para dormir?

Atualmente, 40% das pessoas com mais de 60 anos têm dificuldade em adormecer ou sofrem de insônia crônica. Pode haver vários fatores que contribuem para os problemas de sono.

Alguns deles são:

  • Mudanças fisiológicas naturais na fase da velhice.
  • Cafeína, nicotina ou consumo de álcool.
  • Problemas de artrite.
  • Urinar muitas vezes durante a noite.
  • Falta de atividade física.
  • Condições cerebrais e neurológicas.
  • Doença de Alzheimer.
  • Diabetes.
  • Doenças como: tireoide, Parkinson ou Alzheimer.
  • Falta de produção de melatonina.
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Como podemos melhorar o sono?

Para melhorar a qualidade do sono, há certas ações que podemos incorporar à nossa rotina diária para melhorar nosso estilo de vida:

  • Hidratar-se durante todo o dia é fundamental, mas devemos evitar fazer isso algumas horas antes de dormir para evitar acordar para urinar durante a noite.
  • Também é essencial criar uma rotina com horários fixos, ir para a cama sempre à mesma hora à noite e acordar também em um horário fixo pela manhã.
  • Alguns medicamentos podem afetar o sono, portanto, se possível, tomá-los de manhã.
  • É importante manter um ambiente silencioso durante o sono, pois os ruídos podem tornar nosso sono mais leve e interrompido. Portanto, é recomendável nunca dormir com a televisão ou rádio ligados e fechar as portas para abafar os ruídos externos.
  • Existem diferentes fatores a serem considerados em relação à nossa cama; ela deve fornecer conforto, com lençóis limpos e um colchão adequado que ajude a melhorar o conforto da pessoa. Além disso, é importante que a temperatura do quarto seja adequada e que esteja organizado.
  • Praticar atividade física durante o dia, mesmo que leve, como caminhar, pode melhorar o sono. Evite fazer atividade física próximo à hora de dormir.
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Dicas adicionais para combater o distúrbio do sono em idosos:

  • Comer em excesso também pode dificultar o sono, é melhor jantar em pequena quantidade e fazê-lo algumas horas antes de deitar, para que o corpo possa realizar a digestão antes.
  • Pode parecer algo simples, mas evitar qualquer luz durante o sono é realmente importante para a relaxação da pessoa.
  • Devemos tentar relaxar antes de dormir, pois preocupações ou ansiedades podem dificultar nosso sono.
  • É importante não estimular demais a mente antes de dormir com programas de televisão que possam nos perturbar.
  • Se tivermos dificuldade para dormir, e embora pareça óbvio, devemos evitar beber café, especialmente durante a tarde, pois seu efeito pode durar várias horas. Outro estimulante que devemos evitar é o chá, pois contém teína que, embora seja mais suave que a cafeína, dura mais tempo.
  • Tabaco e álcool também podem causar distúrbios do sono, aumentando a fragmentação do sono e impedindo que possamos dormir profundamente.
  • Outra terapia que pode ajudar a melhorar o sono é a musicoterapia. Nesse sentido, deixamos um artigo que explica as propriedades que ouvir música pode ter para nosso bem-estar.

Remédios caseiros para dormir

Antes de realizar uma terapia natural, é importante procurar aconselhamento médico para orientar o paciente sobre o melhor tratamento. Dessa forma, serão consideradas as necessidades específicas e os medicamentos habituais que ele está tomando.

Deixamos uma lista de 10 remédios naturais que podem nos ajudar a dormir melhor:

1. Leite

Beber um copo de leite quente uma hora antes de dormir pode melhorar a qualidade do nosso sono.

2. Valeriana, camomila, melissa, funcho

Estas plantas medicinais, tomadas em infusão, podem ajudar a relaxar. É aconselhável beber entre 30 minutos e 1 hora antes de dormir.

3. Flor de laranjeira

Uma infusão de flores de laranjeira também pode ajudar a dormir melhor devido às suas propriedades ansiolíticas e relaxantes.

4. Amapola da Califórnia

Ajuda a conciliar o sono e evita despertares repentinos.

5. Gotas de óleo facial com lavanda

Melhora o sono graças às suas moléculas calmantes. Massagear na pele (2 gotas diluídas) ou usar em um difusor (15-20 gotas), durante a tarde ou à noite.

6. Sementes de abóbora

Incorporar acelga ou espinafre em sua dieta pode melhorar seu descanso diário devido ao magnésio que contêm.

7. Mel

Como substituto do açúcar em seus chás ou leite quente, você pode usar mel, pois é conhecido como um indutor do sono.

8. Amassar banana com cominho em pó

Outro remédio caseiro para melhorar os distúrbios do sono é misturar banana amassada com cominho em pó. Faça isso após o jantar para ajudar a relaxar.

9. Suco de cereja natural

Uma boa solução para dormir melhor é beber suco de cereja natural, pois é um regulador natural da melatonina, hormônio que induz o sono.

10. Alface selvagem

Possui uma substância que nos relaxa e evita dores musculares ou de cabeça. Portanto, pode ser muito útil para melhorar a qualidade do nosso sono. Pode ser consumida em infusão ou em pó.

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